Gosta de Astrologia?

Procura por um astrólogo?

Quer fazer seu mapa astral?

Atendimento presencial em BH e virtual via SKYPE.

Quer estudar Astrologia em BH?

O que está faltando para sentir segurança na sua atuação enquanto astrólogo? Quais são suas dúvidas?

Entre em contato, estou te aguardando:

monicastral@gmail.com

OS SIGNOS E O PODER DE SUAS OITAVAS

Mônica Matta-Machado Auler

Cada signo estabelece um tipo de relação com os outros onze, que pode ser classificado pela distância em que se encontra na Mandala Zodiacal, portanto, pode-se dizer que os signos vizinhos se relacionam pelo semissextil, os que se distanciam 60° pelo sextil, e assim por diante até a oposição. Mesmo considerando que determinado signo tem dois signos vizinhos, dois que lhe fazem sextil, quadratura e etc., existem diferenças entre eles. Por exemplo: No caso do semissextil temos o signo anterior e o que lhe sucede na ordem natural do zodíaco. A relação entre Áries e Touro pode ser entendida de duas formas, isto irá depender do ponto de partida, pois Touro é o signo 2 quando partimos de Áries, enquanto que Áries é o signo 12 quando partimos de Touro (Touro = 1, Gêmeos = 2, Câncer = 3 e assim por diante). Ser o signo 2, automaticamente, nos leva a pensar em materialização e formatação, e ser o signo 12 nos leva à ideia de reclusão e contemplação. Sem dúvida nenhuma, Touro consolida os impulsos de Áries e, por sua vez, a objetividade de Áries se encontra sutilmente guardada dentro de cada produto resultante do esforço de Touro. Este raciocínio pode e merece ser feito com todos os signos e de todas as formas possíveis - Sagitário é o signo 2 de Escorpião, Câncer é o signo 3 de Touro, Leão é o signo 10 de Escorpião e etc. Refletir sobre estas relações acrescenta conhecimento astrológico, mas também maior entendimento das experiências pelas quais passamos como indivíduos e como observadores da sociedade e da humanidade. Cada uma delas é riquíssima de conteúdo, mas a relação de dois signos por quincúncio (150° ou o signo 8) sempre me chamou especial atenção, pois nela encontramos um poder transformador, que é evolutivo. O signo 8 tem o papel de promover a transmutação, ele estabelece uma relação com o outro signo que pode ser chamada de oitava. Numa sequência a se iniciar com Áries pode-se, sem interrupções, contar oito signos e determinar qual é seu oitavo superior. Assim de Áries vamos para Escorpião, de Escorpião para Gêmeos, de Gêmeos para Capricórnio, para Leão, para Peixes, para Libra, para Touro, para Sagitário, para Câncer, para Aquário, para Virgem e, finalmente, de Virgem para Áries fechado o ciclo. Ser oitavo superior não é um atributo hierárquico, pois um signo nunca é maior em importância do que o outro, uma vez que todos têm seu lugar, seu papel único, são insubstituíveis e fazem parte do TODO, dando-lhe contribuição fundamental.
Escorpião pode ser compreendido como oitavo superior de Áries por ser o signo que penetra no inconsciente podendo acessar os propósitos secretos de cada um dos nossos impulsos e desejos. Quando nenhuma ação passa despercebida, ou seja, todas são entendidas como fontes para o autoconhecimento, o resultado disto é observar a si mesmo, suas escolhas e seus objetivos, o que é suficiente para garantir um constante investimento pessoal em prol de ser você mesmo, mas sempre melhor.

Gêmeos pode ser compreendido como oitavo superior de Escorpião por ser o signo que comunica, pensa e estuda tudo, inclusive os sentimentos mais profundos, permitindo um entendimento intelectual do psiquismo pessoal, cultural e humano. O que é dito, ou de alguma forma transmitido, pode revelar a si e aos outros processos íntimos, abrindo a possibilidade de transformações graças à luz da razão chegando a elementos até então inconscientes.

Capricórnio pode ser compreendido como oitavo superior de Gêmeos por ser o signo que formata os pensamentos e conhecimentos em prol do status, da realização profissional e reconhecimento social. Esta demanda provoca uma busca de fundamentação nas informações que já adquiridas, como também, passa a influenciar aquelas que desejamos obter.

Leão pode ser compreendido como oitavo superior de Capricórnio por ser o signo que possui autoestima e forte sendo de dignidade, o que facilita a exposição profissional, mesmo quanto nem tudo está amadurecido, formatado e perfeito. A consciência de si mesmo enquanto ser criativo e único agiliza uma atuação realizadora na vida, pois, independentemente do feito, o indivíduo já possui seu valor e é merecedor de respeito.

Peixes pode ser compreendido como oitavo superior de Leão por ser o signo que acessa dimensões energeticamente sutis, superiores e divinas, dando ao ser humano a consciência de que faz parte do Todo ou de um destino, que o absorve e o envolve numa forte rede de acontecimentos e situações. A percepção da existência do Criador lembra ao homem que ele é antes de tudo criatura, mesmo sendo também criador.

Libra pode ser compreendido como oitavo superior de Peixes por ser o signo que representa a harmonia e a cooperação entre os homens, dando ao ser humano a necessidade da companhia, de ser amado pessoalmente e de amar. A relação afetiva é o exercício diário do amor espiritual, ou seja, é transportar este amor para a dimensão terrena por entender que o outro é a personificação do Todo, ou de uma parte Dele.

Touro pode ser compreendido como oitavo superior de Libra por ser o signo que prioriza a preservação da vida e dos valores, sinalizando a relevância do bem-estar e das necessidades bem atendidas. Bons frutos irão resultar de uma parceria que dá lugar aos talentos individuais e que respeita a bagagem de cada um. As relações podem ser avaliadas por meio do fortalecimento de cada um, no que diz respeito ao seu próprio mérito, estima e importância.

Sagitário pode ser compreendido como oitavo superior de Touro por ser o signo que busca o aprimoramento e a sabedoria. O valor da vida humana, inclusive o nosso próprio, é elevado quando passamos a seguir ideologias e códigos que sintetizam o que é ético e moralmente correto e, também, quando procuramos por caminhos direcionados para o bem e para a Verdade.

Câncer pode ser compreendido como oitavo superior de Sagitário por ser o signo que cuida para que tudo tenha significado e sentindo pessoal. As metas filosóficas, os códigos de conduta, e o caminho do bem deixam de ser só belas palavras e passam a ser as nossas profundas verdades quando eles fazem eco e ressoam dentro de nós, dando-nos a certeza que elas estão nos levando para o lar, para algo que nos conforta e aconchega.

Aquário pode ser compreendido como oitavo superior de Câncer por ser o signo que se abre para os homens enquanto grupo, pensando no futuro, buscando o que melhor lhe atende e escutando a todos. A ideia de família alcança uma abrangência surpreendente quando as discriminações dentro dela deixam de ocorrer em prol do bem estar de todos, como também ao considerar que de fato todos que povoam o planeta são membros de uma mesma família.

Virgem pode ser compreendido como oitavo superior de Aquário por ser o signo que coloca a mão na massa, solucionado os problemas, fazendo com que tudo funcione, ou seja, viabilizando a vida. As invenções, os pensamentos de vanguarda e revolucionários só promovem o progresso e o avanço em termos tecnológicos e humanitários quando de fato são aplicáveis e colocados em prática, o que exige trabalho minucioso, muitos experimentos e reavaliações.

Áries pode ser compreendido como oitavo superior de Virgem por ser o signo que parte para a ação com coragem, fazendo tudo com rapidez, sempre disposto a conquistar seus objetivos e a enfrentar os obstáculos. O processo de analisar, separar, fazer e refazer, consertar ou restaurar deixa de ser enfadonho quando existe o direito de escolher uma forma própria para atuar, respeitando a si próprio e a identidade de cada um.

Escorpião pode ser compreendido como oitavo superior de Áries por ser o signo que penetra no inconsciente podendo acessar os propósitos secretos de cada um dos nossos impulsos e desejos. Quando nenhuma ação passa despercebida, ou seja, todas são entendidas como fontes para o autoconhecimento, o resultado disto é observar a si mesmo, suas escolhas e seus objetivos, o que é suficiente para garantir um constante investimento pessoal em prol de ser você mesmo, mas sempre melhor.


O ciclo se fecha e, imediatamente, outro se inicia.